Técnico em Comércio Exterior

O Curso






Resumo



Missão:


Objetivo:


Competências:


Mercado de Trabalho





Informações



Duração e carga horária:



Coordenador:


Noturno:


Ementa:


Cálculo Comercial e Financeiro



  • Conceitos básicos, Matemática financeira, cálculos financeiros, Operações financeiras e produtos financeiros;

  • Juro e taxas de juro, Capitalização, Em regime de juro simples, Em regime de juro composto, Juros potenciados e juros antecipados;

  • Desconto, Taxas de juros, Nominal, Efetiva, Real, Equivalência de taxas de juros, Taxa interna de rentabilidade;

  • Taxa anual efetiva, Taxa anual efetiva global, Séries de formação de capital, Operações de financiamento;

  • SAC, PRICE, Operações financeiras.


Comércio Exterior I



  • Conceito de comércio exterior, relevâncias e tendências;

  • O profissional de comércio exterior e suas funções;

  • Histórico, contextualização, diferenças entre mercado interno e externo;

  • A globalização, a inserção da empresa e a integração dos mercados;

  • Organização para cooperação e desenvolvimento econômico, Organismos financeiros internacionais, Cooperação técnica internacional;

  • Bloco econômico, Potencias mundial e inserção de novos membros, Análise e formação de cenário internacional;

  • Política externa brasileira;

  • Estratégia e Negociação Internacional.


Comunicação Empresarial



  • As organizações empresariais na sociedade da informação, em busca de um conceito de Comunicação Empresarial, Comunicação como expressão da cultura empresarial;

  • Comunicação, mídia e opinião pública, Estratégias e atividades focadas na comunicação interna, Comunicação Empresarial e novas tecnologias: a comunicação empresarial pontocom;

  • Comunicação em empresas não governamentais: a dinâmica comunicacional do Terceiro Setor, Comunicação e Identidade Corporativa, Fontes em Comunicação Empresarial; Pesquisa em Comunicação Empresarial no Brasil, “Cases” brasileiros em Comunicação Empresarial;

  • As estratégias e formatos da comunicação empresarial: assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e relações públicas.


Relações Internacionais



  • Discussão a história das relações internacionais;

  • Conhecimento geográfico dos espaços regionalizados do mundo contemporâneo a partir de sua construção cultural, econômica e política;

  • Relação da revolução industrial x revolução atlântica;

  • Identificação da evolução as diferenças nacionais e internacionais. A teoria das relações internacionais;

  • Globalização versus regionalismo;

  • Organização para cooperação e desenvolvimento econômico, Organismos financeiros internacionais, Cooperação técnica internacional.


Ética e Relacionamento Interpessoal



  • Ética: categorias básicas; Ética e moral; Ética empresarial;

  • Ética profissional; Mudanças de paradigmas e ética nas empresas;

  • Código de Ética Profissional do Administrador; Tribunais de Ética dos Administradores;

  • Normas procedimentais para o processo ético;

  • Cidadania: conceitos, condicionantes e formas de exercício em contextos democráticos;

  • Relações de poder, participação social e comunicação.


Inglês Básico



  • Verbo auxiliar do(presente);

  • Verbo to be(presente);

  • Days of the week ;

  • Months of the year;

  • Polite expressions / Greetings/Marital Status;

  • Countries and nationalities;

  • Perguntas no tempo presente com auxiliar don’t e tempo presente com auxiliar does;

  • Time expressions;

  • Plural dos substantivos;

  • Jobs / Occupations;

  • Pronome Pessoal / Pronome Objeto;

  • Ordinal Numbers (date) / Cardinal Numbers;

  • Family Connections;

  • Clothes / Shoes / Colors;

  • Pronome Possessivo Adjetivo / Pronome Possessivo;

  • Places;

  • Means of Transportation.


Teoria Geral da Administração



  • Administração e suas perspectivas;

  • História do desenvolvimento da teoria administrativa;

  • Introdução à administração;

  • Evolução da administração;

  • Escolas da administração;

  • Estruturas organizacionais;

  • Administração e a nova gestão;

  • As teorias e a prática de administrar.


Comércio Exterior II



  • Sistema operacional da exportação;

  • Normas administrativas de exportação;

  • Classificação de mercadorias;

  • Termos internacionais de comércio;

  • Formação do preço para exportação;

  • Incentivos à exportação;

  • Tipos de financiamentos à importação;

  • Estratégia empresarial de exportação;

  • Estratégias de importação;

  • Classificação Fiscal de Mercadorias.

  • Sistema de importação – SISCOMEX.


Economia e Mercado



  • Conceito de economia;

  • Mercado e preço;

  • Economia normativa e positiva;

  • Oferta e demanda;

  • Estruturas de mercado;

  • Elasticidade;

  • Análise marginal;

  • Custo de oportunidade;

  • Globalização versus regionalismo;

  • Politica fiscal e politica monetária;

  • Politica comercial internacional;

  • O Brasil na economia internacional.


Gestão da Qualidade



  • Fundamentos históricos, evolução e conceituação da qualidade;

  • Normas da qualidade;

  • Qualidade da organização;

  • Programas de qualidade;

  • Qualidade no produto e serviço;

  • Estudo setorial da qualidade;

  • Ferramentas da Qualidade.


Gestão de Pessoas



  • Introdução à administração de recursos humanos;

  • Evolução dos recursos humanos;

  • Funções e objetivos de recursos humanos;

  • A diferença entre RH (Recursos Humanos) e DP (Departamento Pessoal);

  • O novo perfil do administrador de Gestão de Pessoas;

  • Funções administrativas (Formas de recrutamento e seleção de pessoas, treinamento & desenvolvimento, avaliação de desempenho, cargos e salários apresentando modelos de remuneração;

  • Cultura organizacional e políticas de gestão de pessoas;

  • Programas e métodos de integração organizacional.


Inglês Instrumental



  • O uso dos verbos regulares e irregulares;

  • Compreensão de textos técnicos de inglês;

  • Leitura de termos e textos técnicos em inglês;

  • Conhecimento básico das noções do inglês instrumental.


MARKETING INTERNACIONAL



  • Cronograma e plano de ação do marketing;

  • Conceitos básicos em marketing;

  • O ambiente de marketing;

  • Ferramentas mercadológicas;

  • Tomada de decisões operacionais e estratégicas;

  • Estratégia de marketing;

  • Orçamento de marketing;

  • Política de produtos e serviços;

  • Política de preços;

  • Política de distribuição;

  • Política de comunicação e força de vendas.


RELAÇÕES INTERNACIONAIS



  • Discussão a história das relações internacionais;

  • Conhecimento da política dos grandes impérios China e Egito;

  • O surgimento da diplomacia;

  • Conhecimento geográfico dos espaços regionalizados do mundo contemporâneo a partir de sua construção cultural, econômica e política;

  • Relação da revolução industrial x revolução atlântica;

  • Estratégia de relação política, social e econômica das cidades estados Grega;

  • Identificação da evolução as diferenças nacionais e internacionais.


Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho



  • Identificação de normas de higiene e segurança no trabalho;

  • Discussão dos principais conceitos vinculados ao trabalho, sua evolução histórica, valorização pela sociedade e fatores motivacionais;

  • Conhecimento das principais abordagens da Qualidade de Vida no Trabalho;

  • Incentivo a interação entre a teoria e as práticas de Higiene e Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida adotadas pelas organizações;

  • Legislação normativa: CIPA NR-5; NR-4; NR-7; NR-6; NR-9; NR-10; NR-15; NR-16; NR23.


Marketing



  • Cronograma e plano de ação do marketing;

  • Conceitos básicos em marketing;

  • O ambiente de marketing;

  • Ferramentas mercadológicas;

  • Tomada de decisões operacionais e estratégicas;

  • Estratégia de marketing;

  • Orçamento de marketing;

  • Política de produtos e serviços;

  • Política de preços;

  • Política de distribuição;

  • Política de comunicação e força de vendas.


Empreendedorismo e Plano de Negócios



  • Estudo de empreendimentos de pequeno, médio e grande porte;

  • Processo Empreendedor;

  • Avaliação e desenvolvimento de empreendimentos emergentes, com cenário econômico desfavorável;

  • Características empreendedoras, Oportunidades;

  • Desenvolvimento de atitudes empreendedoras;

  • O planejamento estratégico aplicado à política empreendedora;

  • Novos paradigmas, Administração do Crescimento da Empresa;

  • Prospecção Empresarial, Plano de Negócio;

  • Inovação e Criatividade, Modelagem Organizacional;

  • Pesquisa de Mercado;

  • Questões Legais de Constituição de uma Empresa Trading.


Logística, Transporte e Seguro



  • Introdução ao estudo de Transporte, Transporte Aquaviário;

  • Transporte Terrestre (ferro e rodoviário), Transporte Aéreo;

  • Transporte Intermodal, Multimodal e Transbordo, Seleção de serviço de transporte;

  • Roteirização, Custos de transportes, Consolidação de frete;

  • Inter-relacionamentos com demais funções logísticas;

  • Tamanho e composição de frotas, Estabelecimento de rotas;

  • Gestão de frotas: custos, políticas de manutenção e substituição;

  • Externalização do Transporte.


Direito Societário e Legislação Aduaneira



  • Introdução ao estudo do direito, Direito societário;

  • Conceitos, tipos, modalidades, Contratos mercantis, Tipos de contratos, Responsabilidades, Processo de contratação, Principais tributos, Impostos, Taxas, contribuição de melhorias, empréstimos compressórios;

  • Fiscalização, Normas de aplicação de direito tributário, Princípios de legalidade, anterioridade e isonomia, Obrigação tributaria, Considerações gerais, Elementos, Capacidade tributaria, Credito tributário, Constituição, Suspensão, Exclusão e extinção, Prescrição e decadência, Principio do Direito comercial;


Finanças e Operações Cambiais



  • Visão geral, valor, risco e retorno;

  • Modelos de precificação (CAPM e APT);

  • Orçamento de Capital, Orçamento de Capital com Incerteza;

  • Simulação de Monte Carlo e Estrutura de Capital. sugestão para bases tecnológicas;

  • Política Comercial Internacional;

  • Operações Cambiais;

  • Mercados Cambiais e os portfólios plurimonetários.