Curso Técnico em Eventos

O CEET Vasco Coutinho, na vanguarda do eixo tecnológico do Turismo, da Hospitalidade e do Lazer, cumpre seu papel com o Curso Técnico em Eventos, cujo propósito é capacitar com excelência.
O CEET Vasco Coutinho, na vanguarda do eixo tecnológico do Turismo, da Hospitalidade e do Lazer, cumpre seu papel com o Curso Técnico em Eventos, cujo propósito é capacitar com excelência.

Coordenadores


Turno Matutino : Dione Ferolla Varejão


Turno Vespertino : Delaine Tavares


Turno Noturno : Jaqueline Gonçalves 


Duração e Carga Horária


O Curso Técnico em Eventos possui uma carga horária de 800 horas nos Turnos Matutino e Vespertino em 2 módulos. No Turno Noturno a carga horária é de 900 horas e é ofertado em 3 módulos.


Sobre o Curso


O CEET Vasco Coutinho, na vanguarda do eixo tecnológico do Turismo, da Hospitalidade e do Lazer, cumpre seu papel com o Curso Técnico em Eventos, cujo propósito é capacitar com excelência.


Os eventos independente do seu porte acontecem em todos os cantos do nosso país, do nosso Estado e dos nossos municípios – dos mega eventos como a Copa do Mundo às Feiras de Artesanato espalhadas pelos bairros, todos merecem um planejamento,  uma organização prévia para que o  trabalho tenha um resultado irretocável.


Desde que iniciamos o Curso Técnico em Eventos no CEET Vasco Coutinho, temos a oportunidade de conviver com um público diverso no que tange a motivação e faixa etária. Pessoas de todas as idades, níveis de escolaridade e de múltiplos interesses, procuram o Curso Técnico em Eventos para iniciar uma nova jornada ou aprimorar o que já executam como organizadores, promotores ou fornecedores para Eventos.


A troca de experiências é fantástica, pois cada um vem em busca de um detalhe e os eventos necessitam que esses sejam cuidados com base técnica e profissional, só assim eles podem alcançar a excelência.


O mundo do trabalho exige competências e habilidades pontuais. Temos acompanhado pela mídia alguns pontos negativos que ocorrem  nos mais diversos eventos, muitas vezes causados por falta de experiência e habilidade na condução dos mesmos.  O caso da Boate Kiss, no sul do país foi um “case” amplamente discutido em sala de aula, já que mais de 200 vidas foram ceifadas por falta de cuidados básicos, cuidados estes que um profissional da área, não deixaria de ter.


O Espírito Santo conta com uma excelente infraestrutura hoteleira e um diversificado setor de comércio e serviços e atualmente apresenta um crescimento em Casas de Festas para diversos tipos de Eventos: infantis, teens, casamentos e outros além da necessidade de profissionais prestadores de serviços para casa de festa, as empresas e as pessoas físicas que solicitam o seu serviço.


Eventos como a Expo Noivas, Feira Internacional de Mármore e Granito, FEIPPETRO, ExpoPortos, Mec Show, Expotur, Sabores e Qualieventos já estão consolidados, atraindo demandas significativas e gerando grandes negócios para organizadores, expositores e toda a cadeia produtiva do turismo.  (http://www.es.gov.br/EspiritoSanto/Paginas/potencial_turistico.aspx)


Missão


A missão do Curso Técnico em Eventos é formar tecnicos especializados para atuarem nos mais diversos tipos de Eventos visando alcançar a excelência.


Objetivos


O Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, ao oferecer o Curso Técnico em Eventos, tem por objetivo:



  • preparar os profissionais para suprir um mercado emergente e em expansão, mediante uma sólida formação técnica que os permitam atuar em atividades que visem a operacionalização de eventos diversos e ainda:



  • Formar profissionais com capacidade de pensar, de diagnosticar e de propor soluções para os problemas pertinentes às atividades que envolvem a área de eventos, contribuindo assim para o desenvolvimento do setor;

  • Desenvolver nos profissionais habilidades técnicas, humanas e conceituais inerentes ao mercado de eventos;

  • Capacitar os profissionais a desenvolverem o raciocínio lógico, crítico e analítico, inovador, líder empreendedor com capacidade de planejar as atividades que permeiam a diversidade de ações exigidas no mercado de eventos, de forma eficaz e eficiente;

  • Formar profissionais conscientes da realidade sócio econômico local e conhecedores das potencialidades da área de eventos do Estado do Espírito Santo;

  • Proporcionar formação humanística e visão global que o habilite compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente.


Mercado de Trabalho


O mercado de trabalho para a área de Eventos é muito amplo, pois podem atender prestando serviços diretamente no Evento , o que podemos denominar área operacional ou  como  fornecedores de produtos que compõem o momento.


Perfil profissional


Com uma visão global e pluralista proveniente de uma formação interdisciplinar, o Técnico em Eventos, formado pelo CEET Vasco Coutinho é o profissional apto a operacionalizar, coordenar e implementar o conjunto diversificado de ações que caracterizam o evento, tais como: planejamento, projeto, gestão de equipes, relações públicas e avaliação, utilizando técnicas e procedimentos adequados.


Assim o Técnico em Eventos formado pelo Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho estará capacitado a:



  • Produzir eventos;



  • Desenvolver projetos para organização de eventos;



  • Planejar e coordenar operações que compreendem os eventos aplicando técnicas e metodologias de gestão;



  • Elaborar orçamentos na gestão de eventos;



  • Coordenar as operações de licenciamento público e de segurança para eventos;



  • Aplicar técnicas de seleção e habilitação de fornecedores;



  • Identificar as necessidades de recursos técnicos e humanos aos eventos;



  • Organizar atividades promocionais;



  • Aplicar normas protocolares;



  • Avaliar o processo e os resultados – evento e pós evento;



  • Analisar o espaço físico antes do evento como um todo;



  • Entender as necessidades e desejos do cliente;



  • Lidar com imprevistos, replanejamentos, soluções rápidas e trabalho em equipe;



  • Utilizar a capacidade de comunicação, de negociação, de proatividade, no evento


Competências


Matriz Curricular