A Professora Renata Machado apresentou poster no SBGAMES 2016 em São Paulo

Game Jam como metodologia ativa de ensino no desenvolvimento de jogos digitais

IMG-20160908-WA0046 O desenvolvimento de jogos digitais engloba áreas de conhecimento diversas como arte, design, sonorização, lógica de programação entre outras.Na produção de um jogo digital se faz necessário que essas áreas se relacionem de forma harmônica para que, o jogo, produto final do desenvolvimento, tenha identidade e integridade. Com isso vê-se a inevitabilidade de um ensino interdisciplinar. Além de interdisciplinar, o ensino deve ocorrer de forma ativa e participante para que o aluno esteja pronto para o mercado de trabalho e para a vida no século XXI, como ocorre no modelo de ensino de Aprendizagem Baseada em Projeto. Essa pesquisa pretende comprovar que se implementarmos o Game Jam no curso técnico de jogos digitais, esta poderá configurar-se em importante ferramenta de promoção da interdisciplinaridade e por conseguinte, aumento nos índices de aprendizagem. Para alcançar esse objetivo foram realizadas as seguinte etapas: pesquisa bibliográfica sobre práticas de ensino ativas, realização de um Game Jam, aplicação de questionário aos participantes e análise dos dados coletados. De acordo com o resultado obtido através dos dados do questionário aplicado, foi confirmada a importância e eficácia do evento Game Jam como ferramenta ativa de aprendizagem. Conclui-se com o resultado do questionário que os alunos consideram importante a experiência proporcionada pela participação num Game Jam, e consideram que passaram por um momento de aprendizado durante o evento. Confirmando que o Game Jam pode ser usado como uma ferramenta de ABP trazendo ao curso as vantagens presentes nas metodologias de ensino ativas.

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