CEET Vasco Coutinho recebe o 12º Fórum Espírito Livre

Para discutir temas como tecnologia digital, softwares livres e de código aberto, que priorizam a liberdade e o compartilhamento de conhecimento e informação no meio digital, acontece de quarta (04) a sexta-feira (06), o 12º Fórum Espírito Livre. O evento será realizado no Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha, vinculado à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti). O objetivo do fórum é reunir toda a comunidade interessada no assunto e promover o desenvolvimento de novos modelos de negócios, o empreendedorismo, a aprendizagem e a disseminação de plataformas, softwares e tecnologias livres.

De acordo com o organizador do evento e coordenador da Rede Espírito Livre, João Fernando Costa Junior, estimular o uso e criação de softwares livres e de código aberto é um tema que precisa ser mais discutido. “Quando estimulamos essas ações, contribuímos para o desenvolvimento da produção e qualificação do conhecimento local. Promovemos, assim, inclusão social e igualdade no acesso aos avanços tecnológicos. Além disso, o espaço permite a troca de ideias e experiências, que podem gerar novas formas de interagir e fortalecer a rede livre. O fórum já foi realizado em diversas cidades do Estado e este ano, depois de ter passado pela cidade de Belém, no Pará, temos a honra de retornar para Vila Velha”.

Para a professora e coordenadora do curso técnico de Redes de Computadores do CEET Vasco Coutinho, Jamilli Ricarto, a maratona de programação (Hackathon) é um dos momentos mais aguardados do fórum. “Para quem gosta de desenvolver aplicativos, softwares e soluções envolvendo tecnologia da informação, a maratona de programação é uma excelente oportunidade para colocar a mão na massa. A ideia é levantar uma temática de cunho social e, a partir dela, criar aplicativos. As três melhores ideias serão premiadas e todos os projetos elaborados durante a maratona serão publicados em uma licença livre”, explica.

O secretário da Secti, Guerino Balestrassi, ressaltou a importância de colaborar para que este fórum aconteça dentro do CEET Vasco Coutinho. “O Vasco Coutinho já é reconhecido pela comunidade como um espaço de inovação e empreendedorismo e a realização do fórum no centro comprova nossa aptidão. Nossos cursos técnicos são referência para outras escolas e para o mercado, como é o caso dos cursos de Programação em Jogos Digitais e Redes de Computadores. Incentivar nossos alunos a desenvolverem ideias baseadas em softwares livres contribui diretamente para o crescimento de nossa competitividade”.

A abertura do evento acontece na próxima quarta-feira (04), às 19 horas, no auditório do CEET Vasco Coutinho, em Vila Velha. Nos dias seguintes, quinta (05) e sexta-feira (06), as atividades acontecem das 15 às 21 horas, nas dependências do local. O 12º Fórum Espírito Livre conta com o apoio da Prefeitura de Vila Velha e de outras instituições e organizações parceiras. A organização espera receber pelo menos 500 pessoas durante os três dias de evento, no CEET Vasco Coutinho.

 

Confira a programação:

 

Feira de Inovação e Negócios Livres

Espaço destinado a inovação e negócios focados em tecnologias livres e abertas. Alunos do CEET Vasco Coutinho e de outras instituições de ensino que queiram participar, poderão expor suas ideias e projetos para os participantes do evento. Eles terão a chance de prospectar investimentos ou pessoas e empresas interessadas em apostar na sua ideia. A proposta da feira não prevê qualquer envolvimento financeiro, venda ou prestação de serviços.

 

Hackathon

É uma maratona de programação, para quem buscar desenvolver aplicativos e soluções. Será uma oportunidade para colocar em prática ideias inteligentes e dinâmicas. Além de desenvolvedores, outros agentes como designers e projetistas podem participar. Uma ideia será lançada e as criações serão elaboradas em equipe. Um prazo para cumprimento das tarefas será estipulado e, ao final do evento, os três melhores projetos serão premiados. Além disso, todos os projetos serão publicados em uma licença livre.

 

Animathon

O Animathon tem como foco o desenvolvimento de peças de animação no estilo de maratona. Os tipos de animação, bem como as técnicas que deverão ser utilizadas, serão apresentados no momento da maratona. Os trabalhos também serão disponibilizados sob uma licença livre e os três melhores serão premiados.

 

Hackathon para desenvolvimento de games

O objetivo dessa maratona é desafiar os participantes a produzirem um game durante os dois dias de evento, contendo código aberto e a sua disponibilização do código-fonte através de uma licença aberta. O melhor game será premiado.

 

Arduino Day ES

Evento mundial destinado a makers, hackers e interessados em projetos que utilizem o Arduino como ponto de partida na criação de robôs, protótipos e projetos. O evento é aberto para qualquer pessoa que queira aprender conceitos iniciais de robótica, eletrônica e linguagem de programação voltados à área de hardware livre. O Arduino Day ES terá palestras, minicursos e sorteio de brindes. Os participantes que quiserem e puderem, podem trazer o seu arduino para aprender na prática.

 

Palestras:

As palestras que serão apresentadas durante o evento estão divididas em diversos temas, que abordam desde os modelos de negócio com software livre e o desenvolvimento de softwares educacionais livres, até a segurança de dados com soluções de código aberto, empreendedorismo e startups com software livre, cidades inteligentes e digitais, tecnologia e inovação, economia solidária e tecnologia e uso do software livre para geração de conhecimento e inclusão social.

 

Entre os principais palestrantes convidados para o 12º Fórum Espírito Livre, estão o articulista do jornal A Gazeta, Gilberto Sudré; o professor da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), ativista cultural e poeta Orlando Lopes; o professor do Senai e desenvolvedor Java, Thalison Jânio Pelegrini; e o professor da Secretaria de Estado da Educação (Sedu) do Estado do Paraná, Antonio Marques.

 

Inscrições:

As inscrições para 12º Fórum Espírito Livre estão abertas e podem ser feitas pelo site da Rede Espírito Livre gratuitamente: http://forum.espiritolivre.org. Todos os participantes receberão certificados, que poderão ser retirados on-line. A programação do evento é extensa e os participantes poderão se inscrever em oficinas, minicursos, palestras, maratonas e feira de negócios.

 

Serviço:

12º Fórum Espírito Livre

Data: de quarta (04) a sexta-feira (06)

Abertura: quarta (04), às 19 horas

Quinta (05) e sexta-feira (06), das 15 às 21 horas

Local: CEET Vasco Coutinho

Endereço: Avenida Luciano das Neves, s/nº – Centro, Vila Velha

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *