Pré-incubadora do CEET Vasco Coutinho tem 8 projetos selecionados

Criar um projeto, produto ou serviço e oferecê-lo ao mercado de maneira inovadora e competitiva tem sido o principal desafio de jovens empreendedores selecionados pelo Programa de Pré- Incubação de Empresas do Centro Estadual de Educação Técnica (CEET) Vasco Coutinho, em Vila Velha. O programa orienta e capacita idealizadores de projetos e de negócios inovadores com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e de parceiros como o Sebrae, a Sindimicro e a Recrutar.

 Programa de Pré-Incubação do CEET Vasco Coutinho

Programa de Pré-Incubação do CEET Vasco Coutinho

O objetivo do programa é contribuir para a criação e desenvolvimento de novas empresas, existentes ou não, que necessitam atingir nível científico, tecnológico e gerencial mais moderno para se tornarem eficientes e competitivas por meio de capacitações. Trata-se de uma ação do Governo do Estado que incentiva a pesquisa e a inovação como forma de estimular a criação de novos modelos de negócios. A seleção dos projetos inscritos acontece justamente em função da maturidade e da consistência da proposta apresentada pelas startups.

Seleção e capacitação

O último edital publicado pelo CEET Vasco Coutinho teve 16 projetos inscritos e o programa selecionou12 para iniciar o processo de pré-incubação. Como as etapas da capacitação são eliminatórias, quatro projetos já deixaram a disputa na primeira fase denominada Curiosidade. Portanto, oito seguem firmes na segunda etapa: a Ideação. Cada um deles é acompanhado bem de perto por professores, coordenadores e parceiros do programa. Os critérios de seleção são baseados no desempenho de cada ideia e o quanto cada uma delas é relevante e consistente para resistir aos desafios impostos pelo mercado. Depois de capacitados, os projetos finalistas serão incubados e vão iniciar a execução das ideias propostas no edital.

De acordo com o coordenador do Programa de Pré-Incubação, Wagner Braga, esses projetos têm alto potencial de serem absorvidos pelo mercado como novos modelos de negócios. “As propostas selecionadas pelo edital são excelentes, mas precisam passar por aperfeiçoamento. Diante disso, colocamos esses jovens empreendedores na sala de aula e eles recebem capacitação em finanças, recursos humanos, marketing e tecnologia. Eles precisam entender que seus projetos devem ser inovadores, competitivos e de baixo custo de execução”, afirma. A subsecretária da Secti, Camila Dalla Brandão, conta que a implantação do programa foi pensada em função dos cursos técnicos oferecidos pela escola. “Nosso objetivo é contribuir para criação, desenvolvimento e o aprimoramento de projetos idealizados por empreendedores de micro e pequenas empresas de base mista. A ideia é estender o programa para outras instituições de ensino do Governo do Estado, entre elas, o Programa Escola Viva. O Vasco Coutinho tem ótimos exemplos de estudantes que apostaram no empreendedorismo e hoje já colhem os resultados desse desafio”, explica.

Para a diretora do CEET Vasco Coutinho, Solange Maria Batista de Souza, esta é uma oportunidade para quem tem uma grande ideia, mas precisa de apoio para torná-la concreta. “Para participar os proponentes dos projetos devem ser alunos ativos ou concludentes de algum curso técnico do centro, como uma forma de incentivar esses estudantes. A seleção obedece sempre aos aspectos tecnológicos, sociais, mercadológicos e de recursos humanos de cada projeto participante. É essencial que após o período de incubação esses projetos caminhem por conta própria”, disse.

Capacitação - Programa de Pré-Incubação do CEET Vasco Coutinho.jpg
Capacitação – Programa de Pré-Incubação do CEET Vasco Coutinho

Etapas de capacitação do Programa de Pré-Incubação

1ª etapa: Curiosidade

Ao todo 12 projetos iniciaram esta etapa. Nessa fase os projetos receberam capacitação em empreendedorismo. Foi o momento ideal para avaliar riscos, realizar algo inovador e tornar o propósito final em algo mais firme e consistente.

2ª etapa: Ideação

O programa encontra-se nesta etapa e oito projetos passam por uma estruturação da lógica do modelo de negócio: criar, entregar e capturar valor. Hora de planejar o negócio, a viabilidade do projeto e a dinâmica empreendedora.

3ª etapa: Operação

Próxima etapa do programa, que consiste na materialização do negócio. O empreendedor persiste no propósito de bons resultados, mas precisa incrementar suas estratégias, seus comportamentos empreendedores e ampliar suas habilidades em gestão, marketing, finanças e liderança de equipes.

4ª etapa: Tração

Última etapa de capacitação da Pré-Incubação. O projeto entra em operação e tem potencial de alavancagem. Momento ideal para intensificar o conhecimento avançado em gestão, vendas e qualidade relacionado ao negócio, além de estabelecer potenciais parceiros para seu crescimento.

Quem pode participar?

O proponente deve ser estudante de qualquer curso técnico do CEET Vasco Coutinho com vínculo ativo e frequente ou concludente. Na situação em que um projeto seja criado por um grupo de pessoas, pelo menos um dos proponentes deverá ser estudante ou concludente. O próximo edital do programa vai ser lançando em julho deste ano.

O que é uma Startup?

Startup significa o ato de começar algo. É o termo que melhor identifica companhias e empresas que estão no início de suas atividades. Elas buscam explorar atividades inovadoras no mercado e, na maioria das vezes, são criadas por jovens talentos. Estão voltadas para a execução de modelos de negócio que geram valores para seus clientes sem aumento significativo de custos ou despesas e desenvolvem produtos e projetos para diversos áreas e segmentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *