Técnico de Informática

Duração e carga horária:


Coordenadores:

Matutino:
Vespertino:
Noturno:

SOBRE O CURSO

 

Missão:

Objetivo:

Competências:

MERCADO DE TRABALHO

MATRIZ CURRICULAR

Matriz Informática

 

Ementa:

Algoritmos e Lógica de programação

  • Introdução a Lógica Matemática;
  • Introdução a Lógica de Programação;
  • Tipos de Algoritmos;
  • Pseudocódigo Portugal;
  • Tipos de dados.
  • Constantes e variáveis.
  • Expressões.
  • Operadores.
  • Instruções Condicionais,
  • Incondicionais e de Repetição.
  • Introdução a Linguagem de Programação C;
  • Tipos definidos pelo programador e Tipos Abstratos de Dados.
  • Estruturas Homogêneas: Vetores e Matrizes;
  • Estruturas Heterogênea: Registros.

Aplicativos Computacionais

  • Edição de textos;
  • Planilhas Eletrônicas;
  • Softwares de Apresentação Eletrônica;
  • Conceitos e elementos da Computação Gráficos aplicados à criação e edição de imagens digitais.
  • Técnicas de seleção, recorte, montagem e filtragem em software para edição de imagens.
  • Técnicas de criação de ilustrações.
  • Vetorização e modificação de atributos em software para edição de imagens vetoriais.

Banco de Dados

  • Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados (SGBD): arquitetura, objetivos, requisitos e componentes.
  • Conceitos Básicos de Banco de Dados.
  • Modelos: Hierárquico, Rede e Relacional.
  • Banco de Dados Relacional: Modelo de Dados e Restrições de Integridade.
  • Modelagem e Projeto de Banco de Dados Relacionais: Modelo Entidade-Relacionamento.
  • Normalização, álgebra relacional, introdução ao sql básico(criar,editar,excluir,consultas simples).

Ética profissional

  • Comportamento ético.
  • Relações interpessoais.
  • Ética profissional.
  • Código de Ética.
  • Questões éticas no uso dos computadores e das tecnologias de computação.
  • Direito de propriedade de software (pirataria);
  • Confidencialidade e privacidade de dados.

Fundamentos de redes

  • Redes de Computadores: visão geral LAN, MAN e WAN;
  • Topologias de rede: barra, estrela, anel e híbrida;
  • Visão geral de arquitetura de redes, arquitetura OSI/ISO e TCP/IP;
  • Principais protocolos das camadas da arquitetura TCP/IP;
  • Meios físicos e tecnologias de transmissão: meios físicos cabeados e não cabeados;
  • Dispositivos de interconexão de redes.

Inglês técnico

  • Análise contrastiva entre textos técnicos em TI, em inglês e português;
  • Técnicas de tradução;
  • Prática de tradução, glossário de termos técnicos em TI.

Instalação, manutenção e Sistemas Operacionais

  • Visão geral dos Sistemas Operacionais;
  • Conceitos e gerenciamento de recursos de hardware e software do computador;
  • Noções de segurança, instalação elétrica e aterramento;
  • Princípios de funcionamento de processadores, memórias e características dos equipamentos internos e externos;
  • Conexão física e instalação de programas para equipamentos externos e internos;
  • Instalação e desinstalação de softwares;
  • Ferramentas e manutenção preventiva e corretiva adequada;
  • Instalação e manutenção de sistemas operacionais, utilitários e aplicativos;
  • Componentes;
  • Instalação, configuração e manutenção de computadores, periféricos e software.

Análise e Projeto de Sistemas

  • Modelagem de dados, Metodologias de análise e projetos de sistemas baseado na UML;
  • Especificação de testes e validação de software;
  • Levantamento de custos;
  • Técnicas de coleta de informações.

Estrutura de Dados

  • Modularização: procedimento e função.
  • Escopo de variáveis.
  • Parametrização.
  • Passagem de parâmetros;
  • Introdução a estrutura de dados;
  • Tipos abstratos de dados;
  • Alocação estática e alocação dinâmica;
  • Listas lineares;
  • Listas encadeadas;
  • Estruturas de Pilhas;
  • Estruturas de Filas;
  • Recursividade;
  • Árvores Binárias de Pesquisa;
  • Métodos de Ordenação e de Pesquisa de Dados.

Linguagem de Programação Orientada a Objeto

  • Paradigma de orientação a objeto;
  • Introdução ao Java;
  • Ambientes de Desenvolvimento Integrado;
  • Variáveis e operadores;
  • Controle de fluxo e repetição;
  • Orientação a objetos – classes e métodos;
  • Arrays;
  • Modificadores de acesso e atributos de classe;
  • Herança, reescrita e polimorfismo;
  • Classes abstratas;
  • Interfaces;
  • Tratamento de exceções;
  • Geração de Jar e Javadoc;
  • Pacote java.lang;
  • Pacote java.io;
  • Interfaces Gráficas com o usuário – GUI (AWT e Swing);
  • Conexão com Banco de Dados através da API JDBC.

Projeto de Banco de Dados

  • Desenvolvimento prático de um sistema de banco de dados.
  • Arquitetura de um Sistema Gerenciador de Banco de Dados.
  • Modelos de dados.
  • Modelagem e projeto de banco de dados.
  • Linguagens de definição e manipulação de dados.
  • Projeto e implementação de aplicações de Bancos de Dados.
  • Gerenciamento de transações.
  • Controle de concorrência.
  • Recuperação.
  • Indexação.

Projeto Integrador

  • Elaboração de um projeto aplicando na prática os conhecimentos teóricos sobre desempenho, eficiência e racionalização dos serviços administrativos das organizações;
  • Caracterização da natureza e objetivos do projeto;
  • Revisão bibliográfica;
  • Análise e registro do projeto;
  • implementação de acordo com a escolha realizada.

Administração de Sistemas Operacionais de Redes

  • Características de um servidor da plataforma Windows: fundamentos, configuração e administração;
  • Configuração e ativação dos Serviços de Rede: Active Directory, DNS e DHCP;
  • Administração de grupos de usuários de redes – AD;
  • Aplicação de políticas de segurança – GPO;
  • Características de um servidor da plataforma Linux: fundamentos, configuração e administração;
  • Proteção Do Servidor: Iptables;
  • Funcionamento do Samba – Conexão com Windows; Monitoramento do Servidor.

Desenvolvimento para Dispositivos Móveis

  • Introdução a dispositivos móveis, plataformas de hardware, plataforma de software, ferramentas de desenvolvimento. Recursos dos dispositivos móveis (câmera, gps e multimídia), serviços de mapas, serviços de notícias, redes sociais.
  • Ambiente integrado de desenvolvimentos de aplicações móveis.
  • Publicação de um aplicativo em uma loja de aplicativos livre.
  • Componentes Visuais.
  • Estrutura de um sistema baseado em formulários.
  • Layouts e organização de formulários compactos.
  • Usabilidade de um sistema.

Empreendedorismo

  • Empreendedorismo e Empreendedor;
  • Competência Empreendedora;
  • O empreendedorismo no contexto do mercado;
  • O comportamento empreendedor;
  • Star ups, Aceleradora, Investidores, Modelo de Negócios: Canvas.
  • Formalidade na abertura do negócio.

Programação WEB

    • Conceitos fundamentais sobre Web Design.
    • Componentes de navegação, ilustrações, tipografia, teoria da cor, elementos e etapas de planejamento de um web site.
    • Arquitetura da informação e apresentação visual.
    • Recomendações do W3C.
    • Linguagens de programação para formatação: HTML5 , JAVASCRIPT e CSS.
    • Ambientes de programação.
    • Desenvolvimento de aplicações voltadas para a World Wide Web;
    • Linguagem de programação para Internet;

(PHP, ASP, JAVA) Ambiente de desenvolvimento de programas;

  • Orientação a objetos;
  • Linguagem de programação para Internet;
  • Conexão com um banco de dados.

 

Redes, Protocolos e Segurânça da Informação

  • Introdução a protocolos e serviços de redes;
  • Aplicações e serviços TCP/IP;
  • Modelo de referência TCP/IP;
  • Endereçamento IPV4 e IPV6;
  • Serviços de redes: Cliente servidor, Wan e para Web;
  • Segurança em redes TCP/IP e em sistemas e redes sem fios;
  • Prática da segurança: normas e procedimentos;
  • Planejamento de redes de computadores;
  • Normas de cabeamento estruturado para edifícios comerciais e data centers (NBR 14656) e normas de aterramento elétrico;
  • Norma Técnica: Tecnologia da informação – Técnicas de segurança – Sistemas de gestão de segurança da informação (NBR ISO/IEC 27001);
  • Introdução à administração, suporte e gerenciamento de redes.