Técnico em Comércio Exterior

Duração e carga horária:

Coordenador:

Noturno:

 

Missão:

Objetivo:

Competências:

MERCADO DE TRABALHO

MATRIZ CURRICULAR

Matriz Curricular COMERCIO EXTERIOR

 

Ementa:

Cálculo Comercial e Financeiro

  • Conceitos básicos, Matemática financeira, cálculos financeiros, Operações financeiras e produtos financeiros;
  • Juro e taxas de juro, Capitalização, Em regime de juro simples, Em regime de juro composto, Juros potenciados e juros antecipados;
  • Desconto, Taxas de juros, Nominal, Efetiva, Real, Equivalência de taxas de juros, Taxa interna de rentabilidade;
  • Taxa anual efetiva, Taxa anual efetiva global, Séries de formação de capital, Operações de financiamento;
  • SAC, PRICE, Operações financeiras.

Comércio Exterior I

  • Conceito de comércio exterior, relevâncias e tendências;
  • O profissional de comércio exterior e suas funções;
  • Histórico, contextualização, diferenças entre mercado interno e externo;
  • A globalização, a inserção da empresa e a integração dos mercados;
  • Organização para cooperação e desenvolvimento econômico, Organismos financeiros internacionais, Cooperação técnica internacional;
  • Bloco econômico, Potencias mundial e inserção de novos membros, Análise e formação de cenário internacional;
  • Política externa brasileira;
  • Estratégia e Negociação Internacional.

Comunicação Empresarial

  • As organizações empresariais na sociedade da informação, em busca de um conceito de Comunicação Empresarial, Comunicação como expressão da cultura empresarial;
  • Comunicação, mídia e opinião pública, Estratégias e atividades focadas na comunicação interna, Comunicação Empresarial e novas tecnologias: a comunicação empresarial pontocom;
  • Comunicação em empresas não governamentais: a dinâmica comunicacional do Terceiro Setor, Comunicação e Identidade Corporativa, Fontes em Comunicação Empresarial; Pesquisa em Comunicação Empresarial no Brasil, “Cases” brasileiros em Comunicação Empresarial;
  • As estratégias e formatos da comunicação empresarial: assessoria de imprensa, publicidade e propaganda e relações públicas.

Relações Internacionais

  • Discussão a história das relações internacionais;
  • Conhecimento geográfico dos espaços regionalizados do mundo contemporâneo a partir de sua construção cultural, econômica e política;
  • Relação da revolução industrial x revolução atlântica;
  • Identificação da evolução as diferenças nacionais e internacionais. A teoria das relações internacionais;
  • Globalização versus regionalismo;
  • Organização para cooperação e desenvolvimento econômico, Organismos financeiros internacionais, Cooperação técnica internacional.

Ética e Relacionamento Interpessoal

  • Ética: categorias básicas; Ética e moral; Ética empresarial;
  • Ética profissional; Mudanças de paradigmas e ética nas empresas;
  • Código de Ética Profissional do Administrador; Tribunais de Ética dos Administradores;
  • Normas procedimentais para o processo ético;
  • Cidadania: conceitos, condicionantes e formas de exercício em contextos democráticos;
  • Relações de poder, participação social e comunicação.

Inglês Básico

  • Verbo auxiliar do(presente);
  • Verbo to be(presente);
  • Days of the week ;
  • Months of the year;
  • Polite expressions / Greetings/Marital Status;
  • Countries and nationalities;
  • Perguntas no tempo presente com auxiliar don’t e tempo presente com auxiliar does;
  • Time expressions;
  • Plural dos substantivos;
  • Jobs / Occupations;
  • Pronome Pessoal / Pronome Objeto;
  • Ordinal Numbers (date) / Cardinal Numbers;
  • Family Connections;
  • Clothes / Shoes / Colors;
  • Pronome Possessivo Adjetivo / Pronome Possessivo;
  • Places;
  • Means of Transportation.

Teoria Geral da Administração

  • Administração e suas perspectivas;
  • História do desenvolvimento da teoria administrativa;
  • Introdução à administração;
  • Evolução da administração;
  • Escolas da administração;
  • Estruturas organizacionais;
  • Administração e a nova gestão;
  • As teorias e a prática de administrar.

Comércio Exterior II

  • Sistema operacional da exportação;
  • Normas administrativas de exportação;
  • Classificação de mercadorias;
  • Termos internacionais de comércio;
  • Formação do preço para exportação;
  • Incentivos à exportação;
  • Tipos de financiamentos à importação;
  • Estratégia empresarial de exportação;
  • Estratégias de importação;
  • Classificação Fiscal de Mercadorias.
  • Sistema de importação – SISCOMEX.

Economia e Mercado

  • Conceito de economia;
  • Mercado e preço;
  • Economia normativa e positiva;
  • Oferta e demanda;
  • Estruturas de mercado;
  • Elasticidade;
  • Análise marginal;
  • Custo de oportunidade;
  • Globalização versus regionalismo;
  • Politica fiscal e politica monetária;
  • Politica comercial internacional;
  • O Brasil na economia internacional.

Gestão da Qualidade

  • Fundamentos históricos, evolução e conceituação da qualidade;
  • Normas da qualidade;
  • Qualidade da organização;
  • Programas de qualidade;
  • Qualidade no produto e serviço;
  • Estudo setorial da qualidade;
  • Ferramentas da Qualidade.

Gestão de Pessoas

  • Introdução à administração de recursos humanos;
  • Evolução dos recursos humanos;
  • Funções e objetivos de recursos humanos;
  • A diferença entre RH (Recursos Humanos) e DP (Departamento Pessoal);
  • O novo perfil do administrador de Gestão de Pessoas;
  • Funções administrativas (Formas de recrutamento e seleção de pessoas, treinamento & desenvolvimento, avaliação de desempenho, cargos e salários apresentando modelos de remuneração;
  • Cultura organizacional e políticas de gestão de pessoas;
  • Programas e métodos de integração organizacional.

Inglês Instrumental

  • O uso dos verbos regulares e irregulares;
  • Compreensão de textos técnicos de inglês;
  • Leitura de termos e textos técnicos em inglês;
  • Conhecimento básico das noções do inglês instrumental.

MARKETING INTERNACIONAL

  • Cronograma e plano de ação do marketing;
  • Conceitos básicos em marketing;
  • O ambiente de marketing;
  • Ferramentas mercadológicas;
  • Tomada de decisões operacionais e estratégicas;
  • Estratégia de marketing;
  • Orçamento de marketing;
  • Política de produtos e serviços;
  • Política de preços;
  • Política de distribuição;
  • Política de comunicação e força de vendas.

RELAÇÕES INTERNACIONAIS

  • Discussão a história das relações internacionais;
  • Conhecimento da política dos grandes impérios China e Egito;
  • O surgimento da diplomacia;
  • Conhecimento geográfico dos espaços regionalizados do mundo contemporâneo a partir de sua construção cultural, econômica e política;
  • Relação da revolução industrial x revolução atlântica;
  • Estratégia de relação política, social e econômica das cidades estados Grega;
  • Identificação da evolução as diferenças nacionais e internacionais.

Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho

  • Identificação de normas de higiene e segurança no trabalho;
  • Discussão dos principais conceitos vinculados ao trabalho, sua evolução histórica, valorização pela sociedade e fatores motivacionais;
  • Conhecimento das principais abordagens da Qualidade de Vida no Trabalho;
  • Incentivo a interação entre a teoria e as práticas de Higiene e Segurança do Trabalho e Qualidade de Vida adotadas pelas organizações;
  • Legislação normativa: CIPA NR-5; NR-4; NR-7; NR-6; NR-9; NR-10; NR-15; NR-16; NR23.

Marketing

  • Cronograma e plano de ação do marketing;
  • Conceitos básicos em marketing;
  • O ambiente de marketing;
  • Ferramentas mercadológicas;
  • Tomada de decisões operacionais e estratégicas;
  • Estratégia de marketing;
  • Orçamento de marketing;
  • Política de produtos e serviços;
  • Política de preços;
  • Política de distribuição;
  • Política de comunicação e força de vendas.

Empreendedorismo e Plano de Negócios

  • Estudo de empreendimentos de pequeno, médio e grande porte;
  • Processo Empreendedor;
  • Avaliação e desenvolvimento de empreendimentos emergentes, com cenário econômico desfavorável;
  • Características empreendedoras, Oportunidades;
  • Desenvolvimento de atitudes empreendedoras;
  • O planejamento estratégico aplicado à política empreendedora;
  • Novos paradigmas, Administração do Crescimento da Empresa;
  • Prospecção Empresarial, Plano de Negócio;
  • Inovação e Criatividade, Modelagem Organizacional;
  • Pesquisa de Mercado;
  • Questões Legais de Constituição de uma Empresa Trading.

Logística, Transporte e Seguro

  • Introdução ao estudo de Transporte, Transporte Aquaviário;
  • Transporte Terrestre (ferro e rodoviário), Transporte Aéreo;
  • Transporte Intermodal, Multimodal e Transbordo, Seleção de serviço de transporte;
  • Roteirização, Custos de transportes, Consolidação de frete;
  • Inter-relacionamentos com demais funções logísticas;
  • Tamanho e composição de frotas, Estabelecimento de rotas;
  • Gestão de frotas: custos, políticas de manutenção e substituição;
  • Externalização do Transporte.

Direito Societário e Legislação Aduaneira

  • Introdução ao estudo do direito, Direito societário;
  • Conceitos, tipos, modalidades, Contratos mercantis, Tipos de contratos, Responsabilidades, Processo de contratação, Principais tributos, Impostos, Taxas, contribuição de melhorias, empréstimos compressórios;
  • Fiscalização, Normas de aplicação de direito tributário, Princípios de legalidade, anterioridade e isonomia, Obrigação tributaria, Considerações gerais, Elementos, Capacidade tributaria, Credito tributário, Constituição, Suspensão, Exclusão e extinção, Prescrição e decadência, Principio do Direito comercial;

Finanças e Operações Cambiais

  • Visão geral, valor, risco e retorno;
  • Modelos de precificação (CAPM e APT);
  • Orçamento de Capital, Orçamento de Capital com Incerteza;
  • Simulação de Monte Carlo e Estrutura de Capital. sugestão para bases tecnológicas;
  • Política Comercial Internacional;
  • Operações Cambiais;
  • Mercados Cambiais e os portfólios plurimonetários.