Curso Técnico em Estética

 

Coordenadores:

Matutino : Marciana Paula de Oliveira Sales Gabrieli

Duração e carga horária:

Diurno : 1 ano e meio + estágio

Noturno : 2 anos + estágio

O Curso Técnico em Estética do CEET Vasco Coutinho foi desenvolvido com o objetivo de formar um profissional para atuar no mercado de trabalho onde vai produzir montagens de diversos ambientes para a divulgação da estética.

Habilitar futuros profissionais para avaliação, adequação e execução de técnicas e tecnologias específicas da intervenção na estética humana, considerando as peculiaridades biopsicossociais do indivíduo.

Missão:
O Curso Técnico em Estética do CEET Vasco Coutinho tem a missão de fornecer uma sólida formação humanista e tecnológica aos alunos, apto a participar de projetos de equipe multidisciplinar, atuando nas mais diversas áreas.

Objetivo:

O Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, ao oferecer o curso Técnico em Estética, além de atender a demanda de qualificação profissional do segmento, tem por objetivo qualificar o esteticista para atuar na área da beleza, por meio da correta aplicação das técnicas e do uso adequado dos cosméticos e equipamentos utilizados nos tratamentos e procedimentos estéticos faciais, corporais e capilares; respeitando os valores políticos, éticos e estéticos além das práticas sociais relacionadas com os princípios da cidadania responsável; através de uma abordagem multidisciplinar visando à qualidade de vida.

Competências:
Compreender a importância das estruturas corporais, compreender a importância da prevenção e combate a contaminações e infecções durante os procedimentos específicos na área de Estética, conhecendo a ação de microrganismos e riscos de contaminação.

Mercado de Trabalho

O profissional Técnico em Estética poderá atuar nas seguintes atividades:

• Selecionar e aplicar procedimentos e recursos estéticos, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as características e necessidades do cliente;
• Tratar da promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da pele e cabelo;
• Prestar serviços de estética capilar, facial e corporal, utilizando como ferramenta produtos cosméticos e equipamentos próprios;
• Dominar com fluência os diversos recursos terapêuticos nos procedimentos estéticos, identificando fundamentos de higiene e profilaxia;
• Cumprir a legislação sanitária em vigor;
• Realizar a sua atividade, adotando as técnicas de higiene e profilaxia dos instrumentos exigidas pela profissão;
• Utilizar técnicas de atendimento ao cliente, orientando–o sobre ações de proteção à saúde cutânea e capilar;