Técnico em Eventos

Duração e carga horária:


Coordenadores:



O curso técnico em Eventos do CEET Vasco Coutinho foi idealizado com o objetivo de capacitar seus alunos na realização de eventos com excelência independente de seu porte, nos diversos tipos e modalidades. Além de ser capaz de idealizar e gerenciar um evento o aluno terá copetências para atuar como organizador, promotor ou fornecedor de evento.

Uma das características do curso é fornecer ao mercado um profissional com um vasto conhecimento técnico nas áreas do curso e com capacidade de pensar, de diagnosticar e de propor soluções para os problemas pertinentes às atividades que envolvem a área de eventos, contribuindo assim para o desenvolvimento do setor.

No CEET Vasco Coutinho flexibilidade o ingressado aprenderá sobre a interdisciplinaridade na utilização de estratégias educacionais favoráveis à compreensão de significados e à integração entre a teoria e a vivência da prática profissional, envolvendo as múltiplas dimensões do eixo tecnológico do curso e das ciências e tecnologias a ele vinculadas.

 

Missão:
A missão do Curso Técnico em Eventos é formar tecnicos especializados para atuarem nos mais diversos tipos de Eventos visando alcançar a excelência.

Objetivo:
Formar profissionais capazes a desenvolver o raciocínio lógico, crítico e analítico, inovador, líder empreendedor com capacidade de planejar as atividades que permeiam a diversidade de ações exigidas no mercado de eventos, de forma eficaz e eficiente.

Copetências:

  • Formar profissionais com capacidade de pensar, de diagnosticar e de propor soluções para os problemas pertinentes às atividades que envolvem a área de eventos, contribuindo assim para o desenvolvimento do setor;
  • Aplicar normas e regras de cerimonial, protocolo e etiqueta formal;
  • Desenvolver nos profissionais habilidades técnicas, humanas e conceituais inerentes ao mercado de eventos;
  • Conhecer o processo de capacitação de Eventos e Comercialização de eventos;
  • Capacitar os profissionais a desenvolverem o raciocínio lógico, crítico e analítico, inovador, líder empreendedor com capacidade de planejar as atividades;
  • Conhecer o processo de captação de eventos;
  • Conhecer os procedimentos de recepcionar e encaminhar os participantes;
  • Proporcionar formação humanística e visão global que o habilite compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
  • Elaboração de projetos de eventos e check list;
  • Desenvolver programas, roteiros e atividades de lazer e recreação; complementares a um evento;
  • Entender e organizar procedimentos de logística.

MATRIZ CURRICULAR

Matriz Curricular – Eventos

Ementas:

Cerimonial e protocolo:

  • Normas de etiquetas e postura em público;
  • Origem do Cerimonial;
  • Compreensão conceitual e operacional de cerimonial e protocolo;
  • Critérios e ordem de precedência;
  • Conceitos de cerimonial e protocolo;
  • Técnicas de funcionamento, organização e composição de mesa;
  • Mestre de Cerimônias;
  • Roteiro de Cerimonia;
  • Convites, recepção, conceito e funções de cerimonialista;
  • Sessão de Abertura, Bandeiras e Hino Nacional;
  • Etiqueta Profissional, Condução do Evento e Formas de tratamento;

Comunicação aplicada em eventos:

  • Estratégias de comunicação;
  • Posicionamento de mercado e construção da imagem corporativa;
  • Técnicas de comunicação escrita, verbal e visual;
  • Comunicação Interna;
  • Técnicas de comunicação e relações com o púbico.

Ética, relações interpessoais e responsabilidade social:

  • Ética Empresarial e profissional.
  • Ética nos negócios, valores morais e conceitos propostos;
  • Normas Morais e Normas Jurídicas;
  • Código de ética profissional;
  • Relacionamento intra e interpessoal, de participação social e comunicação.
  • Direito do trabalho e do consumidor.
  • Trabalhos direcionados aos eventos;
  • Estudos de casos.

Éxelência no atendimento em eventos:

  • Recepção;
  • Eficiência no atendimento ao cliente;
  • Postura e ética no atendimento ao cliente;
  • Técnicas de atendimento ao cliente;
  • Criar instrumentos de informação e de verificação do nível de satisfação dos clientes.

Fundamentos da hospitalidade e dos eventos:

  • A liberação do tempo livre e os eventos como atividade econômica;
  • Aspectos históricos do deslocamento humano;
  • Conceituação de hospitalidade e de eventos;
  • Estudo de casos de desenvolvimento do turismo e dos eventos;
  • Fundamentos culturais do turismo de eventos;
  • História da hospitalidade e dos Eventos;
  • Objetivos e importância dos eventos na região;
  • Tipologia e classificação dos eventos.

Informática aplicada em eventos:

  • Técnicas de utilização de recursos informatizados;
  • Utilização de equipamentos eletrônicos como computador;
  • Internet, Editor de Texto, Planilha Eletrônica e Softwares de Apresentação;
  • Utilização da tecnologia da informação para aperfeiçoamento e qualificação das atividades ligadas aos eventos.

Inovação e tendência nos eventos:

  • Conceitos de Criatividade.
  • Visão geral de ergonomia.
  • Conceitos e aplicações práticas em eventos.
  • Leitura e forma de representação técnica de projetos para montagem e decoração de eventos.
  • O processo criativo em eventos.
  • Utilização de materiais e cores do momento no mercado de eventos.
  • Do convite à decoração.
  • Os materiais alternativos e reciclados.
  • As novas tendências na promoção de eventos.
  • Práticas com materiais alternativos.

Introdução a fotografia para eventos:

  • A criatividade como uma das ferramentas principais da fotografia;
  • Estudo de técnicas e fotografia e Técnicas criativas.

Lingua inglesa aplicada em eventos:

  • Estudo de textos específicos da área de eventos;
  • Vídeos com dicas e vocabulários específicos para o profissional de eventos;
  • Compreensão de aspectos gramaticais básicos referentes à compreensão da Língua Inglesa Aplicada em Eventos;
  • Diálogos básicos para proporcionar a comunicação básica na área de eventos e ampliar estratégias de compreensão.

Planejamento e elaboração de projetos em eventos:

  • Recepção;
  • Estudo de casos de desenvolvimento do setor de eventos;
  • Critérios de escolha e uso de materiais;
  • Normas, simbologias e convenções técnicas;

Segurança em eventos:

  • Prevenindo acidentes.
  • Os acidentes no ambiente de trabalho e o envolvimento das equipes para urgência emergências.
  • A necessidade e importância da CIPA.
  • Adequar os eventos externos para não agredir o meio ambiente.

Prática em orçamentos para eventos:

  • Noções básicas de custos aplicadas a eventos;
  • Matemática: operações básicas, porcentagem e proporções;
  • O processo orçamentário;
  • Tipos de orçamentos;
  • Práticas orçamentárias;
  • Instrumentos de planejamento e controle financeiro Planejamento e controle financeiro em eventos;
  • Formação de Preços;
  • Lucros;
  • Mark up de Eventos;
  • Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio;
  • Fator de correção: objetivos, modelos e aplicabilidade.

Organização e execução de eventos:

  • Conceitos de eventos aplicados ao turismo;
  • Critérios para a escolha do local e data para a realização do evento;
  • Atividades para diferentes tipologias de público;
  • Espaços e equipamentos para o desenvolvimento das atividades;
  • Mercado de eventos no Brasil e no Espírito Santo;
  • Avaliações: Pré, trans e pós-evento.

Logistica e legislação aplicada em eventos:

  • Conceitos de logística;
  • Componentes da logística em eventos;
  • Conceito de eventos e classificação;
  • Legislação para eventos, contratos e normas;
  • Evento seguro;
  • Tabulação dos questionários de avaliação do pós – evento.

Live Marketing:

  • Conceitos básicos de Live Marketing.
  • Principais tipos de atividades utilizadas;
  • Ativações de marca e produtos;
  • Aspectos legais e de produção de Live Marketing;
  • Avaliação de patrocínio, projeto de captação, ações e resultados.

Empreendedorismo em eventos:

  • Estudo de empreendimentos de pequeno, médio e grande porte.
  • Avaliação e desenvolvimento de empreendimentos emergentes com cenário econômico desfavorável.
  • Empreendedorismo.
  • Processo empreendedor.
  • Características empreendedoras. Oportunidades.
  • Desenvolvimento de atitudes empreendedoras.
  • O planejamento estratégico aplicado à política empreendedora.
  • Plano de negócios voltado para o mercado de eventos.
  • Modelo de negócios CANVAS.
  • Inovação e criatividade.
  • Modelagem organizacional.
  • Projeto de empreendedorismo lidado à área de eventos.
  • Empreendedor e mercado.

Design gráfico para eventos:

  • Papeis e suas gramaturas;
  • Planta Baixa para eventos;
  • Impressos;
  • Tipografia.

Alimentos e bebidas aplicadas em eventos:

  • Manipulação segura do alimento.
  • Qualidade da água.
  • Doenças veiculadas por alimentos.
  • Estrutura do departamento de alimentos e bebidas. Diferentes tipos de restaurantes e serviços.
  • Utensílios e mobiliário do salão e bar.
  • Estrutura interna de uma cozinha.
  • O correto uso de utensílios gastronômicos, tanto à mesa quanto nos preparos alimentares.
  • Atendimento a clientes em alimentos e bebidas.
  • Roomservice (serviço de quarto).
  • Estocagem e serviço de bebidas.
  • Elaboração de cocktaills.
  • Noções de Enologia.
  • Serviço e atendimento a clientes no bar.
  • Conceito e objetivos de Cardápio.
  • Tipos de cardápio.
  • Matéria-prima, fornecedor, estoque, sazonalidade.
  • Fatores de correção, ficha de Preparação e Recebimento de mercadorias e higienização.