Técnico em Rádio e TV

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Missão:

Objetivo:

Competências:

  • Caracterizar as linguagens das diferentes mídias e suas inter-relações;
  • Criar e produzir em diferentes mídias, considerando as características, possibilidades e limites das tecnologias em uso;
  • Pesquisar, analisar e interpretar ideias, fatos e expectativas para a produção em diferentes mídias;
  • Selecionar a mídia adequada correlacionando características e tendências do mercado com fatores políticos, econômicos, sociais, culturais e tecnológicos;
  • Aplicar normas e leis pertinentes ou que regulamentem atividades da área, como as referentes à conduta ética e a direitos autorais, patentes e saúde e segurança no trabalho;
  • Utilizar, de forma ética e adequada, as possibilidades oferecidas por leis de incentivo fiscal à produção na área;
  • Inserir no mundo do trabalho de forma emancipatóriaafim de contribuir de forma ética na sociedade;
  • Produzir texto, imagem e som, utilizando recursos tecnológicos, equipamentos e ferramentas eletrônicas atualizadas;
  • Comunicar-se com os profissionais das equipes de produção, utilizando vocabulário técnico específico;
  • Negociar e documentar, nos formatos legais usuais, contratos típicos da produção, da distribuição e da comercialização de comunicação;
  • Aplicar princípios, estratégias e ferramentas de gerenciamento técnico e administrativo em empreendimentos de comunicação;
  • Possibilitar o diálogo entre os veículos de comunicação com as diferentes práticas educativas.

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Matriz Rádio e TV

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Duração e carga horária:

Matutino e Vespertino:
Noturno:

Coordenadores:

Matutino:
Vespertino:
Noturno:

Ementas:

Câmera:

  • Fundamentos da fotografia. Fundamentos de óptica aplicada à tecnologia de equipamentos de captação e registro de imagens: lentes e sistemas ópticos para vídeo e imagem eletrônica. O papel das lentes. Tipos de lentes e suas propriedades. Sistemas óptico-fotográficos. Fatores de nitidez de imagem.
  • Princípios de composição da imagem: ponto de vista, enquadramento e composição; forma e volume; perspectiva; ritmo e textura; relações de distância; foco e profundidade de campo; tipos e técnicas de enquadramento; tipos de objetos.
  • Componentes de uma câmera; balanço do branco; lentes e Filtros: tipos e usos. Formação da imagem eletrônica e digital, o sinal de vídeo. Câmeras HDSRL. Equipamentos e acessórios. Terminologia específica.
  • Fundamentos e técnicas de captação ou registro da imagem em movimento – vídeo e televisão: linguagem das imagens em movimento; especificidades das linguagens de vídeo, televisão e cinema. Exposição; focagem; tipos de enquadramento; enquadramento e sequências; ângulos de enquadramento e movimentos de câmera; dispositivos de movimentação de câmera. A teoria dos planos. Eixo. Câmera subjetiva e a câmera objetiva. Narrativa através dos recursos da câmera. Plano sequência. Marcação da cena na ficção, utilização de acessórios e equipamentos pertinentes.
  • Uso de vocabulário específico de captação de imagens.

Captação de Som:

  • Comunicação em som – elementos da linguagem sonora: som e imaginação; som e comunicação de ideias; som, compreensão e lembrança.
  • Construção de efeitos sonoros, por meio de técnicas de foley.
  • Elementos de sonoplastia/estética do som.
  • Características sonoras dos diversos veículos (televisão, cinema, teatro, rádio e computador) – parâmetros.
  • Estúdios: tipos e tratamento acústico.
  • Ajustes acústicos especiais de ambientes ou sets de gravação.
  • Microfones: tipos, características técnicas, posicionamento, balanceamento e testagem.
  • Características dos periféricos básicos: amplitude, frequência, timbre. Famílias de processadores.
  • Técnicas de gravação de som: em estúdio, de som direto (em sets) e de som ao vivo.
  • Sistemas e formatos de gravação e armazenagem de registros sonoros.
  • Recursos e técnicas de produção/registro de efeitos sonoros.
  • Fundamentos da física/acústica aplicada à tecnologia de equipamentos de captação e registro sonoro.

Elementos Históricos do Audiovisual:

  • Conceitos básicos do processo de comunicação e da linguagem audiovisual;
  • Diferentes narrativas audiovisuais (ficção, documentário, videoclipe, novela e vídeo-arte);
  • Fundamentos de estética e história da arte, principais manifestações e movimentos artísticos;
  • Evolução dos meios de comunicação (cinema, rádio e televisão);
  • Novas tecnologias;
  • História dos meios de comunicação (cinema, rádio, televisão);
  • Processos de comunicação e seu inter-relacionamento com a sociedade contemporânea;
  • Meios de Comunicação de Massa;
  • Teorias da Comunicação: Agenda Setting (gatekeeper), Indústria Cultural e Escola de Frankfurt ;
  • Conceitos básicos do processo de comunicação e da linguagem audiovisual;
  • Estudo das diferentes gêneros audiovisuais (TV, Rádio. ficção, documentário, videoclipe, vídeo-arte etc);
  • Emergência das novas tecnologias;
  • Semiótica aplicada diante do Código de ética do radialista.

Estética e Composição:

  • Fundamentos e técnicas de desenho, linhas, volume, profundidade, luz e sombra.
  • Fundamentos e técnicas do design: proximidade, alinhamento, repetição e contraste.
  • Estudo das cores. Estudo das formas.
  • Os gêneros audiovisuais e sua relação estética com seus diversos meios.
  • Softwares de edição de imagens utilizados no mercado local.

Ética e Relacionamento Interpessoal:

  • Fundamentos da ética e da moral nos meios de comunicação
  • Ética e moral
  • Código de ética do radialista
  • A construção ética do discurso audiovisual
  • Ética nos gêneros audiovisuais
  • Ética e comunicação na sociedade contemporânea.

Roteiro:

  • Características distintivas dos diversos gêneros dramáticos e programáticos, interligadas às características distintivas dos diferentes meios ou veículos de comunicação: aspectos de linguagem e estrutura.
  • Estrutura, sintaxe e formatos característicos de textos jornalísticos, de publicidade, para televisão, cinema e multimídia.
  • Técnicas de pesquisa para a construção de argumentos, roteiros e de textos de comunicação.
  • Formatos, convenções e técnicas de elaboração de sinopses, argumentos, pré-roteiros e roteiros.
  • Ferramentas e técnicas de construção de personagens.

Produção Executiva:

  • Características, processos e bases tecnológicas dos diferentes gêneros de produção audiovisual.
  • Produtor executivo no audiovisual. Levantamento de necessidades a partir de análise técnica de roteiro.
  • Contratos de locações, de elenco e de equipe técnica. Elaboração e controle de orçamento e cronograma. Elaboração de projetos e captação de recursos: diferentes formas de viabilização. Distribuição. Prestação de contas.
  • Pré-produção de audiovisuais – elementos: facilities e locações; elenco; planos de viagens; equipamentos – checklist de câmeras, aparatos de iluminação e de áudio; recursos de animação gráfica, efeitos visuais, música e efeitos sonoros; adereços, costumes e set design; pessoal técnico de produção; número e duração das sessões de registro de som e/ou imagem; necessidades de pós-produção/finalização.
  • Fontes de pesquisa/identificação e técnica de composição de cadastros e agendas de fornecedores de produtos e serviços nos segmentos de produção audiovisual.
  • Vocabulário técnico da área, nas línguas portuguesa e inglesa.
  • Ferramentas eletrônicas de organização e consulta a bancos de dados/redes/Internet.
  • Técnicas de motivação, liderança e comunicação na orientação e na coordenação de trabalhos individuais e de equipes.

Edição de Imagem:

  • Comunicação por imagens, composição da imagem: propósito e razão, linha dominante, tom, equilíbrio, unidade, ritmo visual, proporção, escala, ajuste de proporções, importância do sujeito, claridade de composição, focalização da atenção visual.
  • Características imagéticas dos diversos gêneros dramáticos e programáticos.
  • Características imagéticas dos diversos meios: vídeo e televisão.
  • Sistemas, padrões e formatos de registro e armazenagem de imagens (DVD, BLU RAY, Arquivos de armazenamento em alta definição, mídias removíveis, etc.).
  • Tecnologia de edição: sistemas de edição, equipamentos e processos de edição de imagens.
  • Bases – conceitos e princípios – de edição de imagens: sequenciamento, continuidade, storyline, compasso/ritmo (timing / timecode / timebase), campos / enquadramento e segmentos, scanning, tracking.
  • Recursos ou ferramentas básicas de edição de imagens – corte, fade, transições visuais em tempo e modo, divisão de tela, montagem, ordem das tomadas e de seus efeitos associativos, duração de tomadas, cortes de compasso e de ritmo.
  • Produção e inclusão de legendas.
  • Inglês técnico: domínio de vocabulário da área.

Edição de Som:

  • Sonorização de filmes e animações: ambientes, diálogos, efeitos sonoros e trilha musical. Edição de áudio para rádio e vídeo. Edição de foley. Edição de dublagem. Estruturas de pós – produção audiovisual.
  • Comunicação em som (elementos de linguagem sonora): som e imaginação; som e comunicação de ideias; som, compreensão e lembrança. O fator tempo/compasso (space).
  • Elementos de sonoplastia/estética do som.
  • Características sonoras dos diversos gêneros musicais, dramáticos e programáticos.
  • Características sonoras dos diversos meios ou veículos (rádio, televisão, cinema, computador, aparelho de som) – parâmetros.
  • Sistemas de som – Dolby Digital, DTS, SDDS, etc.
  • Sistemas digitais de edição.
  • Tipologia de efeitos sonoros. Acervos ou arquivos de efeitos sonoros.
  • Técnicas de montagem/edição e mixagem (sistemas digitais de edição não linear).
  • Sistemas e formatos de armazenagem e de distribuição de registros sonoros.
  • Vocabulário/glossário técnico de edição sonora, no idioma inglês.

Educomunicação:

  • Produção de conteúdos autorais nos formatos de Áudio e Vídeo.
  • Definição do conteúdo produzido de acordo com o público alvo definido.
  • Conceito de educomunicação e suas áreas.
  • A interacionalidade dos campos comunicação-educação.
  • A ação comunicativa nos espaços educativos formais e não formais.
  • O campo da Educação/Comunicação.
  • Dispositivos de comunicação e suas linguagens.

Iluminação:

  • Efeitos emocionais das cores. Temperatura de cor. Fotometria. Noções de ótica e propriedades da luz. Eletricidade básica. Tipos de lâmpadas e refletores. Filtros maleáveis. Mapa e plano de luz. Aplicações e posicionamento de refletores. Luz para croma key. Interior e exterior. Equipamentos e acessórios. Utilizações dramáticas da luz. Iluminação fria (kinoflood). Gêneros da iluminação: Telejornal, documentário, teatro, show, programas de auditório, curtas e comerciais. Direção de Fotografia para vídeo, Iluminação cênica para vídeo e eletricidade básica.
  • Tipos básicos de iluminação – conceitos, implicações técnicas e efeitos dramáticos: luz difusa, luz direcional, luz base, luz chave, luz de fundo, luz residual, luz dura e luz suave.
  • Equipamentos, acessórios e recursos (gelatinas, gobos, etc.) de iluminação. Técnicas de iluminação.
  • Uso de vocabulário específico de iluminação.
  • Fundamentos e técnicas de iluminação: função técnica e artística da iluminação; direção, distribuição, intensidade e qualidade da luz; intensidade e temperatura da cor da luz; unidades de medida de intensidade e de temperatura da cor.
  • Tipos básicos de iluminação – conceitos, implicações técnicas e efeitos dramáticos: luz difusa, luz direcional, luz base, luz chave, luz de fundo, luz dura e luz suave.
  • Equipamentos, acessórios e recursos (gelatinas, gobos, etc.) de iluminação. Técnicas de iluminação.
  • Uso de vocabulário específico de iluminação.

Locução e Apresentação:

  • Escolha e posicionamento de microfones.
  • Uso sistemático da voz observando critérios de inteligibilidade e saúde oral.
  • Técnicas de oratória.
  • Ferramentas de pesquisa convencional e pesquisa de base de dados on-line.
  • Domínio de vocabulário da área.

Direção:

  • Utilização da linguagem dos planos. Diversas leituras de uma mesma cena. Elaboração e prática de roteiros envolvendo o estudo de cenários, planos, técnicas de iluminação e produção.
  • Características distintivas dos diversos gêneros dramáticos e programáticos, interligadas às características distintivas dos diferentes meios ou veículos de comunicação: aspectos de linguagem e estrutura; aspectos operacionais.
  • Tecnologias avançadas de produção audiovisual: aplicações, possibilidades e limites.
  • Direção de Arte: fundamentos e técnicas Cenografia, Figurino e Maquiagem.
  • Estética audiovisual. A representação através da imagem, os símbolos, a comunicação através de ícones. Estilos de emprego do som no filme. Análise fílmica.

Empreendedorismo e Plano de Negócio:

  • Noções e funções básicas das relações-interpessoais e projetos.
  • Vocabulário técnico relacionado à área de empreendimentos em rádio e TV.
  • Escrituração e documentação de projetos e plano de negócios.

Mídias Sociais:

  • Conceito de Mídias Sociais;
  • Conhecimento das principais plataformas em redes sociais (Instagram, Facebook, Twitter, Google+, Youtube, Vimeo, Linkendin, Fouquare, Tumbr, Slideshare entre outras), aplicando os conteúdos adequados para cada tipo de mídia, desenvolvendo estratégias de comunicação;
  • Conhecimento das técnicas de produção e melhores estratégiasde conteúdo para Mídias Sociais;
  • Realização de um planejamento (cronograma de ação) das Mídias;
  • Integração e intercâmbio de conteúdo, entre as diferentes Mídias Sociais;
  • Compreensão do Panorama das Mídias Sociais no Brasil;
  • Identificação do público alvo e o comportamento do consumidor – métrica;
  • Avaliaçãodo prosumer- Como as marcas/empresas estão se relacionando com seus consumidores nas Mídias Sociais;
  • Entendimento do processo de monitoramento das Mídias Sociais (porque monitorar, tipo de monitoramento, elaboração de relatórios e ferramentas utilizadas);
  • Analise de cases reais: estudo se as marcas/empresas estão publicando conteúdo de acordo com as melhores práticas;
  • Domínio de vocabulário técnico específico de Mídias Sociais.

Produção de Rádio:

  • Software de programação musical e automação de emissoras de rádio;
  • Elaboração e execução de programas de rádio de diversos gêneros, com a utilização dos softwares adotados pelas empresas da área.

Produção de TV:

  • Produção de materiais televisivo nos formatos jornalístico e entretenimento.
  • Equipamentos de captação, edição e veiculação de imagens e sons.
  • Levantamento e escolha das locações, elenco, figurino e arte. Organização do plano de gravação/filmagem, definição de prioridades.
  • Elaboração e execução de programas de TV utilizando os conhecimentos adquiridos e experimentando diferentes formatos.

Produção Experimental:

  • Fundamentos e técnicas de montagem de argumentos e de elaboração de roteiros e de textos de comunicação: Storyline, Argumento, Roteiro Literário, Roteiro Técnico, Mapa de luz, Storyboard construção de enredo e construção de personagens.
  • Fundamentos e técnicas de organização e produção: Decupagem do roteiro, fichas de produção, autorizações de imagem e som, autorizações de locação, fichas de entrada e saída de equipamentos, autorizações e liberação da instituição.
  • Fundamentos e técnicas de captação ou registro de imagens.
  • Fundamentos e técnicas de captação ou registro de sons.
  • Fundamentos e técnicas de edição e finalização de imagens e de sons.

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