Curso Técnico em Comércio Exterior

 

[widgetkit id=9]

Coordenadora do Curso Técnico em Comércio Exterior

Anna Cristina Stein Lima

Duração e Carga Horária

Noturno: 1,5 anos 900 horas

Sobre o Curso

As atividades do Comércio Exterior podem ser exercidas nas “tradings” de importação e exportação, em empresas de consultoria especializadas em despachos aduaneiros, indústrias e empresas prestadoras de serviços voltadas para a exportação, câmaras de comércio, federações de indústria e de comércio, cooperativas, organizações não governamentais que atuam com o comércio exterior, departamentos de exportação e importação de empresas privadas ou públicas, bancos, organismos públicos que lidam com o comércio exterior (Receita Federal, Infraero, Portos, etc.), em funções administrativas de modo geral por apresentar grade curricular que atende a esta necessidade, entre outros.

Missão

O Técnico em Comércio Exterior tem suas ações direcionadas para a compreensão das tecnologias associadas aos instrumentos, técnicas e estratégias utilizadas na busca da qualidade, produtividade e competitividade das organizações, planejamento, avaliação e gerenciamento de pessoas e processos referentes à gestão, negócios e serviços presentes em organizações do terceiro setor, públicas e privadas, de âmbito nacional e internacional.

Objetivo

O Centro Estadual de Educação Técnica Vasco Coutinho, ao oferecer o curso Técnico em Comércio Exterior, além de atender a demanda de qualificação profissional do segmento, tem por objetivo formar profissionais que possam atuar no comércio exterior brasileiro, sobretudo no setor de exportação, de forma competente e crítica. 

Ao final do curso, o aluno deverá estar apto a exercer as atividades relacionadas ao comércio exterior, à sua escolha, e saber onde e como buscar as informações necessárias para exercer suas atividades com eficiência e eficácia. 

Mercado de Trabalho

Os desafios relacionados aos avanços tecnológicos e as novas expectativas das empresas, que enfrentam mercados globalizados extremamente competitivos, tem gerado profundas mudanças no mundo do trabalho. Com isso, temos um mercado de trabalho mais competitivo, exigindo maior qualidade com menor custo.

No Brasil é crescente a demanda por profissionais bem qualificados para atuar no comércio exterior em conseqüência dos excelentes resultados obtidos pelo país nesta área. Pequenos e médios empresários estão sendo estimulados e preparados, através de políticas e programas em fase de implantação e consolidação, para ingressar neste mercado.

Perfil Profissional

É necessário que o aluno seja criativo, pró-ativo, inovador, empreendedor e tenha visão de futuro que o permita contribuir para o desenvolvimento de novos modelos de comércio exterior. As características que contribuem para a formação do perfil do profissional desejado envolvem habilidades de:

  • Comunicação interpessoal e expressão correta nos documentos técnicos específicos e de interpretação da realidade das organizações;
  • Utilização de raciocínio lógico, crítico e analítico, operando com valores e formulações matemáticas, estabelecendo relações formais e causais entre fenômenos;
  • Interagir criativamente face aos diferentes contextos organizacionais e sociais;
  • Demonstrar compreensão do todo administrativo, de modo integrado, sistêmico e estratégico, bem como de suas relações com o ambiente externo;
  • Resolver situações com flexibilidade e adaptabilidade diante de problemas e   desafios organizacionais;
  • Ordenar atividades e programas, de decidir entre alternativas e de identificar e dimensionar riscos;
  • Selecionar estratégias adequadas de ação, visando atender interesses interpessoais e institucionais;
  • Exercer a ética profissional, respeitando as normas da empresa e a necessidade do mercado e do cliente.

Competências

  • Conhecer e identificar os elementos fundamentais do Comércio Exterior;
  • Compreender a ética no exercício da profissão;
  • Interpretar legislação vigente e pertinente à logística;
  • Contribuir para a tomada de decisões empresariais, tendo em vista as opções estratégicas na internacionalização das empresas, usando métodos racionais e procurando obter a maior rentabilidade nas operações de exportação e importação.
  • Realizar negociações de mercadorias, de serviços e de transportes internacionais em diferentes ambientes mercadológicos e com empresas culturalmente diversificadas, considerando conhecimentos sobre logística, sistemas de pagamentos internacionais e habilidades no uso de terminologia específica de operações em comércio exterior.
  • Redigir contratos de compra e venda de mercadorias e de serviços entre empresas de diferentes países, tendo em vista os preceitos legais e a análise sobre as melhores condições para a realização do negócio.
  • Realizar transações de comércio exterior, mobilizando conhecimentos, habilidades e atitudes relacionados com as diversas etapas dos processos de exportação e importação.
  • Determinar o preço de venda das mercadorias importadas ou exportadas nas diferentes posições acordadas, de acordo com os Termos Internacionais de Comércio – INCOTERMS – negociados e com vista a garantir a competitividade do produto no mercado.
  • Executar o acompanhamento (follow-up) de contratos para garantir a operação em um ambiente seguro, considerando conhecimentos sobre logística internacional e procedimentos de pagamentos internacionais.

Grade curricular

O Curso Técnico Comércio Exterior é constituído por 03 (três) módulos no turno noturno, distribuídos em 300h cada. A conclusão dos módulos I, II e III, totalizam 900 horas e garante ao educando a obtenção de um Diploma de Técnico em Comércio Exterior, desde que comprovada a conclusão do Ensino Médio ou equivalente.

Distribuição da organização curricular turno noturno

MÓDULO I

DISCIPLINAS DO MÓDULO

C.H.

Comércio Exterior I

60

Matemática Financeira

40

Ética e Relacionamento Interpessoal

40

Informática Aplicada

40

Comunicação Empresarial

40

Gestão e Cultura Organizacional

40

Direito Comercial e Portuário

40

      Subtotal

300h

MÓDULO II

DISCIPLINAS DO MÓDULO

C.H.

Comércio Exterior II

60

Relações Sociais Internacionais

40

Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho

40

Inglês Instrumental

40

Gestão da Qualidade

40

Economia e Mercado

40

Recursos Humanos

40

  Subtotal

300h

MÓDULO III

DISCIPLINAS DO MÓDULO

C.H.

Espanhol Instrumental

40

Comércio Internacional

40

Marketing Internacional

40

Empreendedorismo

60

Gestão de Armazenagem, Distribuição e Estoque

40

Transporte e Seguro Internacional

40

Gestão Ambiental

40

       Subtotal

300h

 

Carga Horária Total do Curso

900h

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *