Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais

 


Coordenadores 

  • Matutino : Renata Machado
  • Vespertino : Fabiano de Paula
  • Noturno : Victor Hugo Körting

Duração e Carga Horária

  • Diuno e Vespertino: 1 ano e 6 meses / 1.200 horas
  • Noturno: 2 anos / 1.200 horas

Sobre o Curso

A oferta do Curso Técnico em Programação de Jogos Digitais pelo CEET Vasco Coutinho tem por objetivo a formação de profissionais técnicos de Nível Médio que possam trabalhar no desenvolvimento de produtos de entretenimento digital interativo em diferentes plataformas, como computadores e dispositivos móveis digitais.

Forma Profissionais apto a participar de projetos de equipe multidisciplinar, atuando nas mais diversas áreas, desde a produção direta e efetiva de games, bem como na concepção de ambientes e cenários tridimensionais-digitais para várias áreas e aplicações, além de uma formação humanística e integral para que além de técnicos, os profissionais sejam cidadãos críticos e reflexivos capazes de compreender e atuar em sua realidade, explorando o uso das tecnologias com responsabilidade social.

 

Jogos dos Alunos

Confira alguns jogos que os alunos desenvolveram nos links abaixo:

Game Jam 1 – http://www.ceetvascocoutinho.com.br/web/index.php/117-game-jam

Game Jam 2 – https://itch.io/jam/ceet-game-jam-2015-2

Esses jogos foram desenvolvidos em 72 horas durante maratonas de desenvolvimento.

Jogos Desenvolvidos em sala – Acesso o Link.

 

 

Missão

O curso técnico em Programação em Jogos Digitais do CEET Vasco Coutinho tem a missão de fornecer uma sólida formação humanista e tecnológica aos alunos, apto a participar de projetos de equipe multidisciplinar, atuando nas mais diversas áreas, desde a produção direta e efetiva de games, bem como na concepção de ambientes e cenários tridimensionais-digitais para várias áreas e aplicações.

Objetivos

  • Formar desenvolvedores de jogos digitais;
  • Desenvolver habilidades de gestão de projetos de jogos digitais;
  • Atender a necessidade regional, priorizando a formação de profissionais na área tecnológica;
  • Desenvolver no aluno o pensamento crítico relacionado com as possibilidades criativas e inovadoras imprescindíveis para o desenvolvimento de projetos de jogos;
  • Apresentar as novas tecnologias de processamento e transmissão de informações;
  • Formar profissionais produtores independentes de jogos digitais;
  • Estimular o trabalho voluntário e a inclusão digital na sociedade.

Mercado de trabalho

O profissional formado por este curso encontrará oportunidades de atuação nas áreas de Entretenimento, Propaganda e Marketing, Educação a distância e Simuladores. Há ainda a possibilidade de construção de novas interfaces e formas de interação na internet e em outros sistemas interativos.

Como o curso tem como foco a programação de jogos digitais, o profissional também poderá trabalhar em áreas que envolvam programação, seja na produção de softwares ou de sistemas web. O mercado de entretenimento on-line é internacional e demanda profissionais capazes de desenvolver jogos e sistemas interativos cada vez mais lúdicos.

Pode atuar como autônomo ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação.

Perfil profissional

O aluno formado no curso Técnico em Jogos Digitais do CEET Vasco Coutinho será capaz de elaborar diagnósticos e propostas para os desafios de sua futura ação profissional, por meio do desenvolvimento de competências e habilidades criativas, inovadoras e sempre atualizado com as demandas e as necessidades do mercado de trabalho e da própria sociedade em nível regional, nacional e internacional.

Competências

  • Visão abrangente e crítica dos fatores determinantes e dos impactos decorrentes do processo tecnológico Jogos Digitais.
  • Capacidade de inovar na produção de conhecimento e dos impactos decorrentes do processo tecnológico;
  • Desenvolver jogos digitais 2D e 3D de diversos tipos (single player e multiplayer), jogos de ação, educacionais, estratégia, entre outros.
  • Programar jogos em várias plataformas como PC, dispositivos móveis e consoles.
  • Modelagem e animação de personagens e cenários.
  • Atitudes éticas, responsáveis e comprometidas com a qualidade de vida da sociedade, no desenvolvimento de tecnologias em Jogos Digitais.
  • Gerenciar projetos de desenvolvimento de jogos, podendo atuar como autônomo ou em empresas produtoras de jogos digitais, canais de comunicação via web, produtoras de websites, agências de publicidade e veículos de comunicação.

Grade curricular do Turno Diurno

MÓDULO I

 

COMPONENTE CURRICULAR

C.H.

Modelagem 3D

100h

Lógica de Programação

120h

Game Design

80h

Design de Interface Gráfica

40h

Prototipação

60h

TOTAL

400h

 

MÓDULO II

COMPONENTE CURRICULAR

C.H.

Programação Orientada a Objetos

80h

Animação 3D

60h

Programação 3D

80h

Inglês Técnico para Jogos

40h

Projeto e Produção de Jogos

40h

Desenvolvimento de Jogos Web

100h

TOTAL

400h

 

MÓDULO III

COMPONENTE CURRICULAR

C.H.

Programação Multijogador Para Jogos

80h

Inteligência Artificial Aplicada a Jogos

40h

Banco de dados e Projeto de Jogos

80h

Sonorização

40h

Projeto e Publicação de Jogos

40h

Empreendedorismo e Gestão de Projetos

40h

Novas Tecnologias

80h

TOTAL

400h

 

TOTAL DO CURSO

1.200h

 

Grade curricular do Turno Noturno

MÓDULO I

COMPONENTE CURRICULAR

C.H.

Lógica de Programação

120h

 

Prototipação

60h

Game Design

80h

Design de Interface Gráfica

40h

TOTAL

300h

 

MÓDULO II

COMPONENTE CURRICULAR

C.H.

Programação Orientada a Objetos

80h

Modelagem 3D

100h

Inglês Técnico para Jogos

40h

Programação 3D

80h

TOTAL

300h

 

MÓDULO III

COMPONENTE CURRICULAR

C.H.

Projeto e Produção de Jogos

40h

Programação Multijogador Para Jogos

80h

 

Empreendedorismo e Gestão de Projetos

40h

Desenvolvimento de Jogos Web

100h

Sonorização

40h

TOTAL

300h

 

MÓDULO IV

COMPONENTE CURRICULAR

C.H.

Projeto e Publicação de Jogos

40h

 

Novas Tecnologias

80h

 

Inteligência Artificial Aplicada a Jogos

40h

 

Animação 3D

60h

 

Banco de dados e Projeto de Jogos

80h

 

TOTAL

300h

 

TOTAL DO CURSO

1.200h

 

 

 

 

 

 

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