Curso Técnico em Produção de Moda

 

[widgetkit id=14]

Coordenadores

  • Vespertino: Virgínia Collistet de Araújo
  • Noturno: Lígia Sfalsin da Victoria

Duração e Carga Horária

  • Diurno e Vespertino: 1 ano / 800h
  • Noturno: 1 ano e 6 meses / 800h

Sobre o curso

O Curso Técnico em Produção de Moda prepara um profissional para atuar no mercado de trabalho onde coordenará montagens de diversos ambientes para a divulgação da moda, estabelecendo uma relação direta entre produto e consumidor por intermédio de catálogos (confecções), desfiles de moda, editoriais (revistas e sites) figurinos em campanhas publicitárias (revistas,jornais, sites, televisão e cinema). Pesquisa tendências de moda, de mercado e de lançamentos para a construção dos estilos e sua composição visual. Elabora a composição de looks direcionados para produção publicitária, vitrines, exposições, entre outros tipos de apresentação pública envolvida com moda.

Missão

O curso de Produção de Moda compreende tecnologias relacionadas com representações, linguagens, códigos e projetos de produtos, mobilizado de forma articulada às diferentes propostas comunicativas aplicadas. Pretende abranger atividades de criação, desenvolvimento, produção, edição, difusão, conservação e gerenciamento de bens culturais e materiais, ideias e entretenimento, podendo configurar-se em multimeios, objetos artísticos, rádio, televisão, cinema, teatro, ateliês, editoras, vídeo, fotografia, publicidade e nos projetos de produtos industriais.

Estas atividades exigem criatividade e inovação com critérios socioéticos, culturais e ambientais, otimizando os aspectos estético, formal, semântico e funcional, adequando-os aos conceitos de expressão, informação e comunicação, em sintonia com o mercado e as necessidades do usuário.

Pretende ainda, coordenar a montagem de ambientes para divulgação da moda, estabelecendo uma relação direta entre produto e consumidor por intermédio de catálogos, desfiles e meios de comunicação em geral, utilizar pesquisa de tendências de moda, de mercado e de lançamentos para construção dos estilos e sua composição visual, elaborar a composição de looks direcionados para produção publicitária, vitrines, exposições, desfiles, entre outros tipos de apresentação pública de estilo.

Objetivos

Formar profissionais qualificados para desenvolver atividades nas áreas de criação, produção, gestão e negócios de moda, podendo atuar na indústria de confecção do vestuário, em lojas e ateliês de moda, pesquisa e desenvolvimento de produtos de moda e consultoria. O Curso Técnico em Produção de Moda forma profissional preparado para desempenhar, com competência e habilidade, todas as atividades ligadas à moda.

Mercado de trabalho

O mercado oferece, além de possibilidades de atuação na moda feminina, moda infantil, masculina, praia e lingerie. Consultores de moda que orientam o cliente a vestir-se adequadamente em determinadas ocasiões ou empresas de desenvolvimentos de produtos ligadas à moda, lojas, ateliês e estúdios fotográficos. Podemos também citar atuação em revistas especializadas em moda, jornais, sites, desfiles e campanhas publicitárias.

Perfil profissional

O profissional formado por este curso estará plenamente apto a atuar no mercado como Produtor de Moda em revistas, jornais, sites, desfiles e campanhas publicitárias. Caberá a ele, a responsabilidade de agendamento dos profissionais envolvidos num ensaio fotográfico de moda, além de elaborar a composição de looks direcionadas para a produção publicitária, vitrines, exposições, entre outros tipos de apresentação pública de estilos.

Competências Gerais

As possibilidades de atuação são: indústria de confecção do vestuário, empresas de desenvolvimento de produtos, lojas e estúdios, prestação de serviço como autônomo.

  • Usando da fotografia como expressão na área de Moda com o uso da foto metragem e iluminação;
  • Analise crítica da história da moda aplicada no desenvolvimento de novos produtos;
  • Relação Social, uso e costumes de grupos de influência e de comportamento. Responsabilidade social. Ética do profissional de produção de moda;
  • Elementos tipográficos na composição visual na comunicação de projetos de moda. Unidade visual. Legibilidade. Noções de produção gráficas;
  • Levantamento e consulta de fontes nacionais e internacionais de moda; calendários, alvos, mercados e segmentação da moda, tendências, histórico do uso de acessórios, desenvolvimento e criação de moda, aplicação de conceitos na elaboração de pesquisas;
  • Pesquisa de figurinos de época. Pesquisa de figurinos para teatro, cinema e ballet.
  • Aplicação de técnicas que favoreçam o processo criativo de uma coleção;
  • Elaboração de pauta e textos de divulgação;
  • Trabalhar em ambiências para produção de moda; produção de catálogos e editoriais de moda;
  • Técnicas de roteirizarão para composite. Noções de gráfica para publicidade. ambiências para produção de moda;
  • Painel de ilustração de moda. Técnicas para apresentação do croqui, estampas, tecidos e acessórios;
  • Composição de vitrines utilizando a identidade visual: espaço, luz, planos, materiais, tendências e mercado;
  • Apresentação e aplicação das ferramentas; criação e desenvolvimento de campanha e planejamento estratégico.
  • Montagem e publicação profissional, gerenciamento de cores e geração de arquivos digitais;
  • O empreendedorismo na implantação de novos negócios;
  • Retoque, efeitos em imagens e textos, escaneamento e impressão de trabalhos. Composição de cenário digital

Grade Curricular do Turno Diurno e Vespertino

MÓDULO I
DISCPLINA CARGA HORÁRIA (HORAS)
Fotografia 40
História da Produção 40
Sociologia e Ética 40
Linguagem Visual do Produto 60
Pesquisa e Tendência 80
Composição de Looks 40
Laboratório de Criação I 40
Mecanismo de Produção de Mídia 40
Produção de Moda 20
Subtotal 400
MÓDULO II
DISCPLINA CARGA HORÁRIA (HORAS)
Fotografia de Moda 80
Desenho de Produto de Moda 40
Vitrinismo 40
Marketing de Moda 40
Montagem de Catálogo 40
Laboratório de Criação II 80
Empreendedorismo 40
Criação e Editoração de Imagens 40
Subtotal 400
Carga Horária Total do Curso (Diurno) 800

Grade curricular do Turno Noturno

MÓDULO I
DISCPLINA CARGA HORÁRIA (HORAS)
Fotografia 40
História da Produção 40
Sociologia e Ética 40
Linguagem Visual do Produto 60
Pesquisa e Tendência 80
Mecanismo de Produção de Mídia 40
Subtotal 300
MÓDULO II
DISCPLINA CARGA HORÁRIA (HORAS)
Composição de Looks 40
Laboratório de Criação I 40
Produção da Moda 20
Fotografia da Moda 80
Desenho de Produto de Moda 40
Vitrinismo 40
Marketing de Moda 40
Subtotal 300
MÓDULO III
DISCPLINA CARGA HORÁRIA (HORAS)
Montagem de Catálogo 40
Laboratório de Criação II 80
Empreendedorismo 40
Criação e Editoração de Imagens 40
Subtotal 200
Carga Horária Total do Curso (Noturno) 800

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *