Curso Técnico em Serviços de Restaurante e Bar


Duração e Carga Horária

1 ano / 800 horas

Missão

Possibilitar uma formação cidadã profissional de nível médio, com competência técnica, humanística e ética capaz de desempenhar atividades nas áreas de serviços de alimentação e bebidas voltadas ao atendimento, gestão, promoção e venda contribuindo assim com o aumento da qualidade dos produtos e satisfação dos clientes deste setor.

Mercado de Trabalho

Redes de restaurantes e supermercados, empresas fabricantes de alimentos e bebidas, navios de cruzeiros, hotéis, eventos, plataformas petrolíferas, restaurantes industriais, adegas, bares, boates, fast-food, empório gourmet, hotéis, cafeterias, iogurterias, pizzarias, temakerias, restaurantes temáticos e outros empreendimentos similares.

Objetivos do Curso

  • Preparar profissionais para desempenhar atividades relativas à média gerência em empresas do segmento de alimentação e de bebidas; 
  • Desenvolver práticas educativas que possibilitem o zelo pela higiene e salubridade do ambiente e dos alimentos fornecidos em espaços comerciais;
  • Subsidiar os profissionais com técnicas adequadas de planejamento, gestão, promoção e venda de serviços de alimentação e bebidas dentro das novas exigências do mundo do trabalho contemporâneo; 
  • Promover qualificação de profissionais capazes de organizar espaços físicos de alimentação, prevendo seus ambientes, uso, articulação funcional e fluxos de trabalho e de pessoas;
  • Desenvolver a capacidade empreendedora dos profissionais;
  • Formar profissionais sensíveis à realidade social, cultural e econômica local e conhecedores das potencialidades do Estado do Espírito Santo;
  • Proporcionar formação humanística e visão global que o habilite compreender o meio social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;
  • Contribuir para a promoção da democratização do ensino e elevação do nível de qualificação profissional.

Perfil Profissional

Os alunos matriculados sem conclusão do Ensino Médio serão orientados e notificados, por escrito, de que sua conclusão é condição indispensável para a obtenção do diploma de Técnico em serviços de Restaurante e Bar.

O Técnico em Serviços de Restaurante e Bar apresenta-se como um profissional qualificado para desenvolver atividades relacionadas aos serviços de alimentação e de bebidas, com base nos conhecimentos científicos e tecnológicos inerentes a área e em consonância com as demandas e exigências oriundas da sociedade e do mercado.

Competências

  • Conhecer, acatar e desenvolver os objetivos e metas do empreendimento a que estão vinculados; 
  • Conhecer, organizar e viabilizar produtos e serviços de alimentação adequados aos interesses e expectativas da clientela; 
  • Organizar espaços físicos de alimentação, prevendo seus ambientes, uso e articulação funcional e fluxos de trabalho e de pessoas; 
  • Operacionalizar a política comercial, realizando prospecção mercadológica, identificação e captação de clientes e adequação dos produtos e serviços; 
  • Operar a comercialização de produtos e serviços de alimentação, com direcionamento de ações para atingir a expectativa da clientela; 
  • Avaliar a qualidade dos produtos, serviços e atendimentos realizados; 
  • Zelar pela higiene e salubridade do ambiente e dos alimentos fornecidos; 
  • Executar atividades de gerenciamento econômico, técnico e administrativo dos núcleos de trabalho, articulando os setores internos e coordenando os recursos; 
  • Coordenar eficientemente a produção de acordo com a demanda; 
  • Executar atividades de liderança do pessoal envolvido na oferta dos produtos e na prestação de serviços; 
  • Executar atividades de operação dos recursos tecnológicos, supervisionando a utilização de máquinas, equipamentos e meios informatizados; 
  • Realizar a manutenção do empreendimento, dos produtos e dos serviços adequando-os às variações da demanda; 
  • Organizar serviço de alimentação em eventos articulando os meios para sua realização com organizadores do evento, prestadores de serviço, colaboradores e fornecedores; 
  • Interpretar a legislação pertinente; 
  • Comunicar-se efetivamente com o cliente, estreitando o mútuo conhecimento das possibilidades e necessidades envolvidas; 
  • Comunicar-se com conhecimento e habilidade na língua pátria; 
  • Comunicar-se em um idioma estrangeiro com discreta fluência; 
  • Dominar conhecimentos básicos da informática; 
  • Desenvolver habilidades interpessoais; 
  • Ter liderança, dinamismo, iniciativa e flexibilidade em suas ações; 
  • Zelar pela apresentação pessoal em ambiente profissional.

Grade Curricular

MÓDULO I
DISCPLINA CARGA HORÁRIA (HORAS)
Inglês Instrum. Aplicado em Bares e Restaurantes 40
Informática Básica Aplicada em Bares e Restaurantes 40
Técnicas de Comunicação em Bares e Restaurantes 40
Gestão de Pessoas e Etiqueta Social 40
Técnicas de Criação, Decoração e Montagem 40
Introdução ao Turismo, História e Patrimônio Cultural 60
Higiene e Manipulação dos Alimentos 40
Alimentos e Bebidas I – Fundamentos/Coqueletaria 40
Planejamento e Organização – Bares e Restaurantes 60
Subtotal 400
MÓDULO II
DISCPLINA CARGA HORÁRIA (HORAS)
Marketing Pessoa e Etiqueta Profissional 40
Organização e Prática de Eventos 40
Orçamentos e Custos em Bares e Restaurantes 40
Gestão Organizacional em Bares e Restaurantes 60
Empreendedorismo em Bares e Restaurantes 40
Segurança do Trabalho e Primeiros Socorros 40
Alimentos e Bebidas II – Serviços/Gestão 40
Projeto Social, Cidadania, CLT e Legislação 40
Planejamento e Organização do Turismo 60
Subtotal 400
Carga Horária Total do Curso (Diurno) 800

 

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